Moradores isolados por causa da chuva na Região Metropolitana do Recife recebem ajuda
Moradores que ficaram isolados por causa da chuva em uma comunidade da Região Metropolitana do Recife receberam ajuda nesta quinta-feira (2).
- Chuvas fazem mais de 2 mil pessoas deixarem suas casas no Recife
- Sobe para 127 número de mortes devido às chuvas em Pernambuco
- Veja quem são os mortos por causa das chuvas em Pernambuco
Médicos, veterinários e assistentes sociais do município chegaram em um bote da Marinha. Os soldados também transportaram comida e remédios.
“Atenção dela, né? Fui bem atendida, ela me atendeu bem”, conta a dona de casa Josefa Pereira.
- Veja pontos de doação e saiba como ajudar famílias atingidas
- Veja pontos de abrigo e telefones de emergência
Josefa mora na Zona Rural de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Ela é uma das quase 200 pessoas que têm vivido dias difíceis por lá.
“Eu tinha dentista, tinha médico para ir. Parou tudo. A gente faz compra lá fora, né? Para sair, os meninos irem para escola… Agora ficou difícil para nós”, diz a dona de casa Valdelice Cintra de Jesus.
O acesso à comunidade ficou bastante complicado depois do temporal. A ponte que a correnteza levou no sábado (28) era importante demais para os moradores de lá. Postos de saúde, supermercados, escolas ficam muito mais perto atravessando o rio. Sem a estrutura, agora, os moradores não têm muito o que fazer.
- Onde as mortes ocorreram? Quanto choveu onde as pessoas morreram? O que causou as chuvas? Infográficos explicam tragédia no Grande Recife
- Sobreviventes contam como escaparam dos deslizamentos que já mataram 120 pessoas no Recife
Há um caminho alternativo, uma estrada de barro, mas ela foi tomada pela lama durante as chuvas, impossibilitando a passagem das pessoas. Além disso, fica muito distante da cidade. Por esse motivo, os moradores precisam tanto da ponte.
Uma semana depois das chuvas, escolas e comércio reabrem no Recife
“Ela é importante porque é onde a gente faz todo o escoamento de mercadoria. Uma hora de emergência, para um socorro, nós dependemos dela”, afirma o agricultor José Edmilson dos Santos.
“Com filho, com mulher, com neto aqui dentro, eu me sinto muito… Sei lá, não sei nem como falar para vocês. Isso dói muito. A gente ver nossa família completamente ilhada, sem poder sair”, lamenta o agricultor Israel José da Silva.
A energia voltou em parte da comunidade, mas, por enquanto, nenhuma notícia da ponte.
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes informou que está elaborando um projeto de construção de uma ponte definitiva e que vai regularizar a estrada de Engenho Santana. A Neoenergia afirmou que a energia elétrica vai ser totalmente restabelecida ainda esta quinta-feira (2).
FONTE: Jornal Nacional