Pandemia do coronavírus reduz em 30% reservas nos hotéis de Salvador, diz Secretaria Municipal de Turismo

A pandemia do coronavírus reduziu em 30% as reservas nos hotéis de Salvador na última semana, de acordo com a Secretaria Municipal de Turismo. A capital tem quatro dos 10 casos de pacientes com a Covid-19 confirmados na Bahia.

A Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) estima que houve 90% de cancelamentos dos pacotes de viagens internacionais, mas não detalhou quantos são saídos da Bahia. Ainda segundo a secretaria de Turismo, a ocupação hoteleira da capital baiana costuma variar de 50 a 60% de março a maio, o que deixa empresários do setor preocupados.

“A gente está sofrendo bastante, porque, de uma forma ou de outra, as pessoas pararam de viajar, de circular. A orientação é que fiquem em casa. A expectativa nossa é que isso passe o quanto antes e as pessoas voltem à sua normalidade”, disse José Alves, diretor de uma agência de viagens.

Por causa do impacto da pandemia, as agências planejam mudanças nas relações trabalhistas.

“A nossa receita vai cair muito. Nós temos muitos custos e já estamos começando com o plano também de contingência. Estamos ainda cuidando de diminuir jornada de trabalho, colaboradores trabalharem em home office, trabalharem em casa”, pontuou a presidente da Abav, Ângela Carvalho.

Agentes do trade turístico se reuniram com representantes da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta segunda-feira (16), para estudar medidas para minimizar os impactos econômicos do coronavírus.

“O impacto é, no sentido que a gente possa articular conjuntamente a remarcação dos eventos que já estavam programados na cidade para os próximos 90 dias. Isso vai minimizar os efeitos de possíveis cancelamentos e, consequentemente manter, após essa crise, a economia da cidade voltada para o turismo, recepcionando eventos em datas futuras”, disse o secretário de Turismo, Claudio Tinoco.

Farol da Barra é um dos pontos turísticos de Salvador — Foto: Tereza Torres/ Setur