Peixe-boi-marinho é atropelado pela 20ª vez por embarcação motorizada; espécie é uma das mais ameaçadas do Brasil
Um peixe-boi-marinho foi atropelado pela 20ª vez por uma embarcação motorizada, entre o litoral norte da Bahia e o litoral sul de Sergipe. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (15), pela Fundação Mamíferos Aquáticos.
O animal, chamado Astro, foi examinado pela equipe do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho, que faz parte da fundação. Ferimentos foram encontrados no dorso e na cauda do animal – um deles com três centímetros de profundidade.
Ele segue em atendimento e é monitorado pela equipe do projeto, que faz os tratamentos das feridas e cuida da saúde do animal. Astro e Lua, outra peixe-boi-marinho, foram os primeiros animais da espécie a serem reintroduzidos no Brasil, em uma estratégia de conservação criada em 1980.
A Fundação Mamíferos Aquáticos faz um alerta e pede a colaboração de toda a sociedade para proteger os animais marinhos. Além disso, orienta os condutores de embarcações motorizadas para observar atentamente ao redor antes de acionar o motor, porque o movimento das hélices pode ferir e até matar os animais.
Ao encontrar um peixe-boi-marinho em perigo, é possível entrar em contato com o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho e a Fundação Mamíferos Aquáticos pelos números: (79) 99130-0016 | (83) 99961-1338 | (83) 99961- 1352 (WhatsApp).
Peixe-boi Astro — Foto: Divulgação/Mamíferos Aquáticos
fonte: G1