“PRAIA ACESSÍVEL – PRAIA PARA TODOS”: PREFEITURA LANÇA PROJETO PIONEIRO NA BAHIA

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através do Gabinete do Prefeito, em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesa), implanta de forma pioneira na Bahia, o projeto “Praia Acessível – Praia para todos”, visando beneficiar pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. O projeto coordenado pelo Departamento de Acessibilidade (DAC) será lançado no dia 16 de abril de 2016, às 8h, na Barraca da Gávea, localizada em Vilas do Atlântico.

O projeto funcionará em todos os meses do ano, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 12h, com cadeiras anfíbias e esteiras, que possibilitam o acesso ao mar, e prática de atividades recreativas e esportes adaptados, como frescobol e vôlei, tendo acompanhamento de uma equipe capacitada e multiprofissional, garantindo o direito à cidadania e inclusão social em consonância com a Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência.

“Estamos nos dedicando a este projeto desde o início do ano passado e a intenção é elevar a autoestima dessas pessoas não só pelo acesso à praia, mas também o convívio com outras pessoas”, afirma o cadeirante, Vander Santos, diretor do DAC.

“Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) saúde não é simplesmente a ausência de doença, mas sim o completo bem estar físico, mental e social do indivíduo. Dentro de um conceito ampliado são determinantes na promoção de saúde, o lazer, a liberdade e o acesso aos serviços. O projeto visa à garantia de igualdade, de oportunidades, proporcionando às pessoas com deficiência realizar seu potencial de saúde. A atual gestão vem promovendo diversas políticas públicas direcionadas aos cerca de 40 mil munícipes com deficiência e mobilidade reduzida e sai na frente com a implantação do ‘Praia Acessível’ proporcionado qualidade de vida e cuidado à população laurofreitense”, destaca a coordenadora de reabilitação, representante do Departamento de Atenção Especializada da Sesa, Camila Marinho.

De acordo com o diretor da Faculdade Maurício de Nassau, Haslã Duda, a parceria com a Prefeitura tem a proposta de fortalecer a inclusão de deficientes à cultura da praia no município, “A iniciativa irá permitir uma integração Instituição de Ensino Superior, comunidade e poder público e quem sai ganhando são todos os envolvidos, nossos alunos, os professores e principalmente todas as pessoas com deficiência. É um projeto muito bonito e que será um marco em Lauro de Freitas”, afirma.

Parceiros do projeto – Faculdade Maurício de Nassau, Governo do Estado, Federação Brasileira de Cidadania, Barraca da Gavea e Associação Vida Brasil.