Prefeitura autoriza reabertura de autoescolas em Salvador; conheça protocolos

Decreto assinado pelo prefeito ACM Neto, que está no Diário Oficial do Município desta terça-feira (25), estabelece 39 medidas que os estabelecimentos precisarão respeitar nesta volta.

Entre eles, está a realização das aulas. No caso das teóricas, elas só poderão acontecer virtualmente. Já as práticas poderão ser feitas de segunda a sábado, das 10h às 19h, com agendamento prévio por telefone ou rede social. A prefeitura recomenda no decreto que alunos do grupo de risco para Covid-19 não participem das práticas.

No momento do agendamento, o aluno deve informar se teve algum sintoma compatível com Covid-19 nos últimos 14 dias ou se manteve contato com pessoas identificadas ou suspeitas de estarem infectadas com a doença. Caso a resposta para alguma dessas perguntas seja afirmativa, o agendamento deverá ser adiado por, pelo menos, 14 dias. 

O protocolo também diz que a entrada dos alunos das aulas práticas nos prédios das autoescolas deve ser evitada ao máximo, e que os estabelecimentos cujo acesso seja feito por catraca mantenham estas liberadas, assim como a porta de acesso para cadeirantes. 

A temperatura dos instrutores e dos demais funcionários deve ser aferida diariamente, antes do início das atividades. Caso algum colaborador apresente temperatura igual ou superior a 37,5 °C, ou sintomas de gripe, sendo respiratórios ou não – dor de cabeça, fadiga, diarreia, entre outros – deve ser afastado provisoriamente do trabalho para avaliação médica e conduta subsequente.

Nos ambientes administrativos, os colaboradores, alunos e responsáveis também devem utilizar máscaras durante todo o período e respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas. Os decretos vigentes, inclusive os que estabelecem restrições/proibição de funcionamento para setores ou atividades específicos, como lanchonetes, cantinas, eventos, exposições, dentre outros, devem ser obedecidos.