O projeto “Teatro Escola”, lançado pelo Teatro Jorge Amado, em Salvador, oferece oficinas para jovens acima de 16 anos. O objetivo da ação, que é inédita no teatro, é tornar as linguagens artísticas mais acessíveis aos jovens da capital baiana.
Além de oficinas, o projeto também vai realizar palestras ministradas por artistas e com profissionais atuantes nos bastidores culturais, que abordarão os impactos socioculturais da arte.
A cantora e atriz Larissa Luz, assim como os atores Luís Miranda e Daniel Rocha, já confirmaram presença. A jornalista Maíra Azevedo é a madrinha do projeto.
Conforme a direção artística do teatro, as oficinas poderão auxiliar na formação intelectual e social do jovem. Com o projeto, o espaço pretende ampliar o acesso dos jovens à formação sociocultural. “O projeto surgiu através da expansão do Teatro Jorge Amado. A gente percebe que a minoria dos jovens frequenta os espaços culturais da cidade e nós queremos levá-los a esse universo artístico, além de promover a profissionalização”, explicou o diretor artístico do teatro, Nell Araújo.
O projeto ocorre também como forma de comemoração aos 20 anos do Teatro Jorge Amado, que será festejado em agosto deste ano.
Oficinas
São oferecidas 20 vagas para cada oficina artística de teatro, maquiagem, fotografia, artes visuais, iluminação e produção cultural. A taxa de participação custa de R$ 200 a R$ 250. As inscrições podem ser feitas pelainternet até 4 de abril. Os estudantes de escola pública terão desconto de 50% e, para ter acesso ao benefício, basta enviar um e-mail para: ascom@uec.com.br.
Além das aulas e palestras, o “Teatro Escola” contará com visitas técnicas nos espaços culturais d e Salvador.
Fonte: G1 Ba