Rainha Elizabeth II completa 70 anos à frente do trono com festa
Rainha Elizabeth II completa 70 anos à frente do trono com festa na Inglaterra — Foto: Reprodução do Jornal Nacional
No Reino Unido, começaram as celebrações pelos 70 anos de reinado da rainha Elizabeth. O povo acordou cedo, se emperiquitou todo e lotou os arredores do Palácio de Buckingham. E está aí um tipo de festa que esse país sabe fazer.
A celebração começou com um desfile com toda a pompa militar que a data pedia. Manifestantes de grupos ambientais tentaram invadir a rua; 12 pessoas foram detidas.
Enquanto isso, o mascote da Guarda Irlandesa liderava a procissão. Senhoras e senhores, adultos e crianças se espremeram para ver a família real passar. Pela primeira vez, não foi a rainha que inspecionou os guardas. Coube ao Príncipe Charles, o próximo na linha de sucessão ao trono, seguido pelo Príncipe William
Mas a festa era para ela. Às 12h20, Elizabeth II finalmente apareceu. Cochichou com o primo, o Duque de Kent, e recebeu a saudação dos soldados. Meia hora depois, a polícia liberou a avenida que leva ao Palácio de Buckingham. A multidão foi ganhando a rua. Foi quando a rainha voltou para a varanda, dessa vez com a família – e de estilosos óculos escuros.
Esse “momento-varanda” é um clássico da realeza em grandes celebrações. Nesta quinta (2), a Força Aérea Britânica também se exibiu toda e até formou o número 70 – tempo em que a rainha está no trono. O Louis, bisneto da rainha, parece não ter curtido tanto. A bisa dele adorou.
Definiu-se com antecedência que só apareceriam na varanda os parentes que ainda desempenham funções na monarquia. Ficaram de fora: o Príncipe Andrew, envolvido em acusações de agressão sexual nos Estados Unidos, e o Príncipe Harry e a esposa Meghan Markle, que abandonaram as funções na realeza. O casal foi para Londres celebrar a data, só não apareceu na sacada.
Rainha Elizabeth II com a família real — Foto: Reprodução do Jornal Nacional
A participação de Elizabeth II foi discreta por motivos óbvios: já são 96 anos nas costas. Recentemente, ela andou cancelando eventos por problemas de mobilidade.
Goste-se ou não da monarquia, o Jubileu de Platina é um marco – um evento sem precedentes na história britânica. Em setembro de 2015, Elizabeth II ultrapassou a tataravó, a Rainha Vitória, e se tornou a monarca com o reinado mais longo da história do país. Também é um dos reinados mais duradouros no mundo, só atrás dos 72 anos do Rei Luís XIV, da França.
As celebrações continuam nos próximos dias. Mas, no início da noite desta quinta (2), o Palácio de Buckingham informou que a rainha não vai participar da cerimônia marcada para sexta-feira (3) na Catedral de St. Paul. Ela sentiu um desconforto durante as celebrações de mais cedo. O Príncipe Andrew também não vai estar na festa nos próximos dias porque está com Covid. O evento previsto para esta quinta à noite foi mantido.
Tochas foram acesas em todo o Reino Unido e nas capitais dos países da Commonwealth, a chamada “comunidade britânica”. No fim do dia, a rainha acendeu, já do Palácio de Windsor, as luzes da escultura Árvores das Árvores, que simboliza unidade.
fonte: JN