Ucranianos estão céticos sobre declaração da Rússia de que vai diminuir ação militar contra Kiev
A população de Kiev recebeu com ceticismo a declaração dos russos de que vão diminuir a ofensiva contra a capital. Quem relata é o fotógrafo Gabriel Chaim.
Ele foi ao centro da capital ucraniana, Kiev, e conversou com algumas pessoas sobre a informação que chegou depois da rodada de negociações de paz na guerra da Ucrânia.
“A opinião de todos é de que os russos estão saindo de Kiev e Chernigov porque estão perdendo aqui”, afirma um civil.
- Rússia anuncia que vai reduzir ‘drasticamente’ ataques em torno de Kiev
- Ataque russo à prefeitura da cidade ucraniana de Mykolaiv mata 12 pessoas e fere 33
“Porque tiramos eles daqui, sim”, completa uma moradora.
“Os russos estão destruindo completamente as cidades. Quer dizer que eles não querem morar aqui, ou seja, nada de colaboração, economia, não terá nada disso com eles”, diz outro civil.
Existe um consenso, nesta terça-feira (29), nas respostas de todas as pessoas com quem Chaim conversou na capital.
Enquanto ele fazia as entrevistas, depois das conversas de paz na Turquia, era possível ouvir o barulho de bombas explodindo – não tão perto, mas na região, provavelmente nos arredores da capital.
As pessoas não acreditam que os russos irão cumprir o que eles estão dizendo, que é retirar soldados do entorno da capital e de Chernihiv, bastante bombardeada durante essas semanas de guerra.
“Eu vim aqui por uma hora para passear enquanto a minha esposa está no trabalho. Depois, eu vou voltar ao batalhão de defesa”, diz entrevistado, passeando com cachorro pela rua. “Ninguém pensa em se render. A posição é unânime. Pode ver que nós não estamos em pânico. Estamos todos prontos para a batalha”.
fonte: Jornal Nacional