Unidade exclusiva para Covid-19 em Lauro de Freitas alcança 100% de ocupação, informa prefeitura

A prefeitura de Lauro de Freitas informou na noite desta segunda-feira (22) que o sistema de saúde referenciado para a Covid-19 na cidade, localizada na região metropolitana de Salvador, alcançou o limite.
De acordo com o último boletim emitido pelo Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (PASAI), a unidade opera com 100% da capacidade, com todos os leitos ocupados e pacientes aguardando regulação para unidades de suporte avançado, informou a prefeitura.
A gestão municipal disse ainda que Lauro de Freitas registra média de 100 novos casos de infectados pelo coronavírus por dia e nesta segunda-feira alcançou 175 óbitos, registrados desde o início da pandemia.
O Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, possui laboratório, sala de raio x, eletrocardiograma e salas com semi-UTIs, é equipada com três leitos com ventilação mecânica para quadros agravados e sala de isolamento, conforme detalha a prefeitura.
Desde abril de 2020, quando a unidade foi inaugurada, mais de 29 mil pessoas já passaram pela unidade, informou o coordenador do Comitê Operacional em Emergência da Saúde, Marcelo Galvão, por meio da prefeitura. Ele ainda disse que a unidade é referência no atendimento a síndromes gripais.
O médico alerta para a necessidade de manter o distanciamento social e afirma que o comportamento inadequado neste período tem sido o grande causador para os altos números de contaminados.