Estudantes quebram porta de ônibus no subúrbio de Salvador; grupo forçou para entrar pelo fundo do veículo

Estudantes quebram porta de ônibus no subúrbio de Salvador; grupo forçou para entrar pelo fundo do veículo

Estudantes quebraram a porta de um ônibus do transporte público de Salvador, no bairro de Paripe, no subúrbio da capital baiana. O grupo forçou o equipamento para entrar pelo fundo do veículo.

A situação foi filmada por pessoas que estavam no ponto de ônibus. As imagens mostram que os estudantes conseguiram abrir a porta após o motorista ter fechado.

Moradores contam que a situação acontece no bairro quase diariamente.

“Há 15 dias quase que me esmagaram aqui. Saíram me empurrando e vi a hora de cair e o ônibus passar por cima de mim”, contou a aposentada Trindade.
Relembre o caso
Estudante cai de ônibus em movimento em Salvador
Article Photo
O diretor do Sindicato dos Rodoviários, Daniel Mota, afirmou que casos como esses podem ser considerados como vandalismo e causar acidentes graves.

“A gente faz um apelo para a segurança pública, porque para os estudantes até parece ser uma coisa normal, mas para nós trabalhadores é uma situação muito crítica, porque perdemos o freio do ônibus que está conectado com essas portas de ar que eles forçam para quebrar”, afirmou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que repudia os atos e disse que este tipo de situação prejudica os usuários do transporte. “Uma vez que retira os veículos de circulação para que seja feita a manutenção, resultando em maior tempo de espera nos pontos e ônibus mais cheios”, disse no documento.

Segundo a Semob, a situação ainda representa evasão de tarifa, já que os estudantes entram no ônibus sem pagar pela passagem. A secretaria contou ainda que coletivos têm câmeras de segurança que ajudam na identificação dos infratores por parte dos concessionários.

A Semob acrescentou ainda que agentes fiscalizam o ordenamento do sistema nas estações de transbordo e nas ruas da capital baiana. No entanto, existem quase três mil pontos de parada em Salvador e a pasta conta com o bom senso das pessoas para não vandalizar os veículos.
fonte: G1