No mês de luta contra as hepatites virais, Prefeitura realiza palestra e testagens no Hospital Jorge Novis

No mês de luta contra as hepatites virais, Prefeitura realiza palestra e testagens no Hospital Jorge Novis

Palestra de conscientização e teste rápido disponibilizado de forma gratuita. Assim foi a ação realizada na manhã desta terça-feira (11), no Hospital Jorge Novis, como parte da campanha “Julho Amarelo”, da Secretaria Municipal de Saúde (SESA). A palestra ministrada por profissionais do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), buscou orientar os pacientes acerca da prevenção das hepatites virais.

A doença, que é classificada como A, B, C e D, é uma inflamação do fígado que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Em Lauro de Freitas, os interessados podem realizar o teste no CTA, na Vila Praiana, ou em qualquer Unidade Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

Uma das palestrantes, a enfermeira Laís Silva alertou para o problema que, segundo ela, é um caso de saúde pública. “Nosso objetivo é trazer informações e prevenção sobre as hepatites virais, que é um problema de saúde pública, e acaba passando para outras pessoas. Esse é o mês de consciência”, disse.

Laís contou como a pessoa pode se infectar. “A hepatite A é contraída por falta de saneamento, água não tratada, alimentos contaminados. E algumas pessoas podem passar despercebida, devido aos sintomas leves, febre, dor muscular, corporal. No nordeste é a hepatite B que mais predomina”, alertou.

Ao todo, cerca de 50 testes foram disponibilizados nesta manhã. Segundo Laís, com a realização da testagem, é possível confirmar as hepatites B e C. A enfermeira alerta que, caso o resultado seja positivo, o sigilo é garantido e existe tratamento gratuito no SUS. “Caso o paciente seja testado e o resultado venha a ser soropositivo, além do sigilo, nós fazemos tratamento pelo SUS, com antivirais. A gente tem a vacina da hepatite B, que não tem cura, mas tem tratamento”, ressaltou.

Moradora do Centro de Lauro de Freitas, Maria das Graças estava no local e participou da ação para medida preventiva. Ela elogiou a ação da Prefeitura. “Eu acho muito bom, porque conscientiza as pessoas que têm a prevenção, para que não venha acontecer algo pior. Vou fazer o teste para ter a certeza de que está tudo bem”, garantiu.

Por fim, Laís reforçou a importância da prevenção. “Procure informações adequadas. É preciso sempre tomar cuidado com objetos perfuro cortantes. As mulheres que vão ao salão de beleza, é indicado sempre levar seus materiais. Pessoas que fazem tatuagens, verificar se o material está bem esterilizado, e fazer o teste no CTA”, concluiu.

fonte: Prefeitura de Lauro de Freitas