Sem poder utilizar veículos por terra, bombeiros e aeronaves seguem em combate ao incêndio em reserva indígena na BA

O incêndio que atingiu a reserva indígena de Aldeia Velha, no distrito de Arraial D’ajuda, em Porto Seguro, região sul da Bahia, na quarta-feira (9) ainda não foi totalmente controlado pelo Corpo de Bombeiros e quatro equipes da corporação seguem combatendo as chamas na região.
Além dos bombeiros, um helicóptero e um avião air tractor do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) são utilizados para combater os focos.
O local é de difícil acesso e não é possível a entrada de veículos por terra. Segundo os bombeiros, as equipes estão se deslocando a pé por dentro da mata, carregando mochilas e abafadores para a ação. Os agentes estão realizando baldes para extrair água do solo.
Até a sexta-feira (12), a Secretaria da Segurança Pública (SSP) havia contabilizado 200 hectares de mata destruída. Os bombeiros informaram que, neste domingo, não houve estimativa da área atingida pelo fogo. Ainda não há informações sobre o que ocasionou o incêndio e não há registro de feridos.
De acordo com o governo do estado, o fogo ocorre em uma área de charco, próximo da mata. A brigada de incêndio Pataxó informou que o fogo teria começado em uma área da reserva indígena onde moram cerca de 350 famílias, no entanto, as casas ficam longe da área atingida pelo fogo.