Estudantes da rede estadual celebram boa pontuação na prova do Enem 2023

Estudantes da rede estadual celebram boa pontuação na prova do Enem 2023

Os estudantes da rede estadual de ensino estão celebrando o bom desempenho alcançado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado em 2023. O resultado das provas foi divulgado nesta terça-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Com as notas do exame, os participantes têm a possibilidade de ingressar no Ensino Superior por meio dos programas do Ministério da Educação (MEC), como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni).

De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), o resultado positivo dos estudantes é reflexo das ações de fortalecimento da educação pública na Bahia. Com o objetivo de reforçar a preparação para o Enem e os vestibulares, a SEC – através do Programa Universidade para Todos (UPT) – beneficiou, em 2023, 18.966 estudantes de 195 municípios, nos 27 Territórios de Identidades, com atividades pedagógicas, aulões, simulados, orientação profissional, oficinas e revisões.

Para a estudante Kauanna Moura, 18 anos, que concluiu o 3º ano em 2023, no Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida, localizado em Ibirapitanga, as aulas da escola e do UPT foram fundamentais para a sua preparação e obtenção de 960 pontos na redação. “Este ano, o município em que moro foi contemplado com as aulas do UPT, sendo de fundamental importância para a minha evolução. Sou grata a Deus, que nos habilita mesmo em meio às nossas impossibilidades e, também, aos meus professores de Português e Redação, Irenilda, Romário, Kalay e Ana Macedo, que me influenciaram e contribuíram para o meu crescimento”, revelou.

O estudante Lucas Macedo, 17, do Colégio Democrático Estadual Anísio Teixeira, em Potiraguá, sonha em cursar Medicina com a sua nota do Enem, tendo conquistado 960 pontos na redação. “Todo esforço e toda dedicação foram retribuídos com ótimos resultados. Para mim, estudar redação não foi fácil, mas o sonho de cursar Medicina nunca deixou as dificuldades me impedir. Agradeço o apoio que tive dos meus colegas e professores”, comemorou.

Em Amélia Rodrigues, a estudante Maysa Dias, 18 anos, que concluiu o Ensino Médio no ano passado, no Colégio Estadual de Amélia Rodrigues, está contente com a sua pontuação de 940 na redação. “Eu estudei e me preparei bastante para o Enem e, também, contei com o apoio da escola e dos meus professores. Os aulões de revisão e simulados realizados na escola me ajudaram muito. Valeu a pena todo o esforço”, afirmou.

No município de Brejões, a estudante Thaiza Santos, 18 anos, que concluiu o 3º ano em 2023, no Colégio Estadual Ana Lúcia Castelo Branco, atribui o seu desempenho com 900 pontos na redação ao apoio da escola e família. “Meus professores me ajudaram muito, me motivando a não desistir. A minha família também sempre esteve ao meu lado nos momentos de ansiedade que eu tive, pois achei que não iria conseguir. A nota do Enem vai me ajudar muito a ingressar na universidade, no curso que eu desejo, que é Direito”, disse, empolgada.

Quem também está feliz com os seus 900 pontos obtidos na redação é a estudante Giovanna de Assis, 17, que concluiu, em 2023, o curso técnico em Administração, no Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) de Irecê. “É um misto de sensações, variando entre gratidão e felicidade. Sou grata à escola pelo apoio e instrução, disponibilizando aulas sobre como funciona a estrutura de uma redação. O meu desempenho na redação também foi alcançado graças a minha aptidão à leitura. Com isso, fui capaz de aprender muita coisa bastante útil para alcançar uma boa nota, pois pretendo cursar Jornalismo”, comentou.

Fonte: Secretaria da Educação
Foto: Divulgação